Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
A atividade foi realizada em parceria com a Embrapa e integrou reunião do Colegiado da AMOSC nesta quarta-feira
Composto por secretários de Agricultura e técnicos dos 20 municípios que integram a região da AMOSC, o Colegiado de Secretários de Agricultura realizou reunião ordinária nesta quarta-feira, 2 de julho, na sede da Associação, em Chapecó. Entre os temas abordados, destacou-se a palestra promovida em parceria com a Embrapa Suínos e Aves de Concórdia, que tratou sobre a destinação adequada de animais mortos não por abate.
A temática, conhecida entre os produtores rurais e frequentemente fiscalizada por entidades e órgãos ambientais, exige atenção especial para garantir a produtividade, a segurança sanitária nas propriedades e o cumprimento de exigências comerciais, especialmente nas relações com outros países.
A capacitação foi conduzida pelo técnico e pesquisador da Embrapa Suínos e Aves, Evandro Carlos Barros. Segundo ele, Santa Catarina é um dos estados mais avançados do Brasil em qualidade sanitária. Por isso, é essencial que os produtores estejam atualizados e dominem as boas práticas de manejo. Ele destaca ainda o papel estratégico das secretarias municipais de Agricultura na difusão desse conhecimento junto aos produtores.
Barros explica que existem métodos acessíveis e de baixo custo para a destinação segura de animais mortos. “Muitos conhecem a compostagem tradicional, mas poucos sabem que há três modalidades: tradicional, acelerada e para animais inteiros. Também há técnicas como biodigestão e incineração, entre outras. Cabe aos produtores e técnicos escolherem a alternativa mais adequada à realidade de cada propriedade, reduzindo custos e aumentando a eficiência”, explicou.
O coordenador do Colegiado da AMOSC e secretário de Agricultura de Chapecó, Mauro Zandavalli, destacou que a demanda por orientações sobre o tema é recorrente nos municípios. “Essa parceria com a Embrapa é fundamental. A pesquisa gera conhecimento valioso que podemos aplicar diretamente com os produtores. Nosso objetivo é aprimorar a orientação no campo, cumprir as exigências sanitárias e, assim, melhorar tanto a qualidade da produção quanto a vida do produtor”, afirmou o coordenador. O resultado da palestra e das discussões que surgiram no Colegiado serão levados para a próxima Assembleia de Prefeitos da AMOSC para que os gestores possam orientar e incentivar a melhoria de ações aos produtores nos seus municípios.
O Secretário de Agricultura de Coronel Freitas, Marcelo Volmir Groth, afirma que o tema faz parte da rotina dos municípios e que a contribuição da Embrapa foi de grande importância para buscar soluções. “O que a gente viu aqui hoje é de grande relevância. Acredito que teremos em breve uma solução para os municípios”, comentou Marcelo.
A reunião do colegiado tratou também de outras pautas como a agenda das próximas reuniões visando a descentralização do local do encontro e também futuras ações.
Fonte/fotos: Dilkin Comunicação – Assessoria de Comunicação da AMOSC